Train Spot na Beirã já abriu
Abriu ontem, dia 5 de Agosto, no espaço da estação de fronteira Marvão Beirã a Guest House Train Spot. É no edifício do restaurante, que servia de suporte aos viajantes mais abastados em trânsito entre Portugal, Espanha e a Europa, que a Train Spot vai passar a receber e desafiar a descansar, quem se aventurar pelo Alto Alentejo, e andar pela região de Marvão.
Para o HostelBookers, “a Train Spot guesthouse é um lugar para viajantes“. Está preparada para receber um total de 24 pessoas. Apresenta camas individuais com wc partilhado, e apartamentos com jardim. A primeira refeição pode ser degustada numa das áreas comuns: “diariamente é servido um pequeno almoço com ementa regional, que pode ser degustado nas áreas comuns como a cozinha, a sala, a esplanada e os jardins.”
A estadia no espaço da antiga estação ferroviária de fronteira entre Portugal e Espanha, segundo a agência online de viagens, pode ser também o ponto de partida no encontro com lugares singulares da região: “Situada na tranquila aldeia de Beirã, a Train Spot fica a escassos minutos da vila medieval de Marvão (a mais alta de Portugal), de Castelo de Vide, das ruínas romanas da AMMAIA, das piscinas naturais do Rio Sever, e muitos outros lugares mágicos de Marvão.” Mote para para não deixar de ir à “descoberta do Parque Natural onde se insere e da cultura típica dos povos raianos do Alto Alentejo“, assinala a publicação.
O comboio é que já não é ponto de partida ou chegada. E também deixou de ser elemento centralizador para a Beirã, e para a Guest House. Hoje mais longe de tudo. O ramal que servia a estação encontra-se encerrado desde 15 de Agosto de 2012. O gestor de infraestrutura, a Refer, aplicava em 2012 a Resolução do Conselho de Ministros n.º 45/2011, errando o ramal “Na sequência das orientações estabelecidas pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 45/2011, de 10 de Novembro, que aprova o Plano Estratégico dos Transportes para o horizonte 2011-2015, a REFER informa que o Ramal de Cáceres (Torre das Vargens / Marvão-Beirã) será encerrado à exploração ferroviária a partir do próximo dia 15 de Agosto.“, descartando-se assim a Tutela.
