free web
stats

Em Paris técnologia GSM-R em destaque com participação portuguesa

gsm2_1123A cidade de Paris acolhe a 10 e 11 de setembro a conferência “GSM-R Asset & Evolution Management“, dedicada ao sistema de comunicações rádio exclusivo para caminho de ferro designado por GSM-R. A Refer participa no evento, e vai introduzir a sessão que aborda o evolução das comunicações ferroviárias no sistema GSM-R.

A apresentação terá lugar no segundo dia de conferência, onde abre o painel “Managing the GSM-R Evolution“. O gestor português de infraestrutura, através do colaborador Mário Alves,   apresenta “IP introduction to Railways“. O orador deverá enquadrar  a adoção de redes de telecomunicações baseadas em tecnologia IP e MPLS para suporte das comunicações (Voz e Dados) dos Sistemas Ferroviários no modelo  GSM-R”. Área em que o gestor português de infraestrutura tem colaborado com a UIC.

A conferência “GSM-R Asset & Evolution Management” vem na sequência de uma outra realizada em Março na India, também organizada pela UIC, e que juntou pela primeira vez  sinalização e telecomunicações. Questões como a atribuição de frequências rádio, ou o desafio dos ciclos de vida  para as tecnologias aplicadas à sinalização e telecomunicações cada vez menores, estiveram então em cima da mesa, e entre outros aspectos devem voltar ao mote do programa.

O grupo  GSM-R Industry , conjunto de industrias que subescreveram um memorando de entendimento para a promoção do GSM-R, é também parceiro na organização da conferência.

O evento conta com a participação da Agência Ferroviária Europeia, operadores, gestores ferroviários e especialistas do sector. Um evento onde para além das apresentações que ao longo dos dois dias vão promover o debate, e caracterizar a actualidade, evolução, e dar mais um passo na estratégia para o futuro das telecomunicações ferroviárias pós 2025. Vai ser possível encontrar demonstrações de equipamentos e propostas da técnologia de suporte ao sistema GSM-R.