MNF recupera tracção para Comboio Presidencial
O Museu Nacional Ferroviário (MNF) anunciou estar a trabalhar na recuperação da locomotiva diesel-eléctrica CP 1805 para marchas na rede ferroviária nacional, e ser uma solução para a tracção do Comboio Presidencial.
A locomotiva do antigo parque material Diesel do operador Comboios de Portugal , encontra-se sob gestão da FMNF desde Maio de 2011. Faz parte da série 1800 (1801 a 1810). Construída na Inglaterra pela English Electric Company, na fábrica Vulcan. Segundo o MNF a 1805 apresenta-se para nova vida. ” Estamos a trabalhar na constituição do dossier técnico, o que incluirá a realização de ensaios dinâmicos na rede ferroviária nacional, com vista à obtenção da renovação da autorização de circulação. “
É propósito do Museu, além de homologar de novo o estado de marcha para a locomotiva entrada ao serviço em 1968, a devolução das cores azul com uma faixa branca dos primeiros tempos de circulação, ” é nossa intenção pintar a locomotiva com as suas cores originais e, sempre que possível, utilizá-la como tracção da composição presidencial. “
Recorde-se a propósito do Comboio Presidencial, que o MNF anunciou recentemente ter pronto e entregue ao IMT um Dossier para procedimentos de certificação. Referia o MNF então que o ” Dossier técnico para demonstração da compatibilidade e aptidão dos veículos para circular na rede ferroviária nacional de bitola larga com vista à obtenção da respectiva autorização de circulação está terminado e foi entregue. Obrigado aos colegas da EMEF, CP, REFER e também ao IMT. “
Com a certificação das unidades que constituem o Comboio Presidencial e locomotiva, mais indicação dos serviços e linhas para os quais vão estar autorizados a circular confirmados, a composição presidencial pode expressar-se como um produto turístico. O MNF já deu conta da intenção de desenvolver trabalho nesse sentido.