free web
stats

Jornadas Europeias do Património 2013 – Ferroviário

jornadaspat_0“Património/LUGARES” é o mote da edição das Jornadas Europeias do Património 2013 que decorrem um pouco por todo o Portugal nos dias 20,21, e 22 de setembro.

O Museu Nacional Ferroviário em VILA NOVA de FAMALICÃO, com a exposição “Estações Esquecidas”, abertura do Núcleo Museológico Ferroviário de Nine, e  modelismo ferroviário. Mais  a apresentação da  estação do Lavradio com o espaço “L” no Barreiro, ilustram a acção europeia  e vão ao encontro do tema proposto num ponto de vista ferroviário.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, que tem por objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Este ano com “Património/LUGARES” , ” pretende chamar a atenção para a dimensão humana de que o património se reveste, expressa materialmente em espaços e paisagens – urbanos e não urbanos – que nos marcam, que exploramos e com que convivemos numa relação de proximidade.”

Algumas das iniciativas a desenvolver no programa de 2013 que têm ponto de partida no Caminhos de ferro:

.

BARREIRO – Estação Ferroviária do Lavradio

21 de setembro

Apresentação do Projecto Projecto L – Estação com memória – à comunidade:
- Visita à Estação
- Exposições
- Almoço/Convívio
- Animação

Contacto: patrimonioferroviariobarreiro@gmail.com
Local de encontro:
Estação Ferroviária do Lavradio

VILA NOVA de FAMALICÃO – Lousado – Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado

20 de setembro – 21h30
Público em geral “Inauguração da exposição Estações Esquecidas da autoria de Sílvia Gonçalves Aferir a ação do tempo no património ferroviário de via estreita (ao norte do Douro) e refletir sobre o devir das vias encerradas do Tâmega, Corgo, Tua e Sabor, que alimentavam a Linha do Douro”.

21 de setembro – 14h30-17h00
Para o Público em geral “Abertura excecional ao público do Núcleo Museológico Ferroviário de Nine, localiza-se na estação de caminhos de ferro com o mesmo nome, no Ramal de Braga – Vila Nova de Famalicão. Ocupa a antiga cocheira de locomotivas, edifício singular no âmbito das construções ferroviárias peninsulares.”
21 e 22 de setembro – 10h00-17h00
Para o Público em geral “20.º Encontro de Módulos do Grupo de Modelismo do Porto. O Ferromodelismo designa um passatempo consistindo na construção de modelos em escala reduzida, de veículos e estruturas ferroviárias.”* Para visitar o Núcleo Museológico Ferroviário de Nine é necessário efetuar inscrição no MNF-NL através do telefone 252 153 646

Departamento da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão Museu Nacional Ferroviário –  Núcleo de Lousado Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado Tel: 252 153 646 / 252 492 139

. .

O PROGRAMA de actividades decorre a nível nacional com a coordenação da Direção-Geral do Património Cultural. Na sua grande maioria, o acesso às actividades é gratuito.