free web
stats

Estação Aberta – Espaço L

lavradio_1Antiga Estação do Lavradio “abre” portas a 21 Setembro!

Projecto “Espaço L” concluiu a primeira fase de recuperação da Antiga Estação Ferroviária do Lavradio como Espaço de Memórias da Cidade.

Vai realizar-se neste local no próximo dia 21 de Setembro a partir das 11,00 horas um conjunto de iniciativas destinadas a dar a conhecer o projecto “Espaço L” à Comunidade, nomeadamente, a Instalação e Apresentação das Associações, visita à antiga Estação do Lavradio em recuperação, Exposições sobre a Temática Ferroviária e um almoço convívio.

O almoço será aberto a quem quiser participar, dependendo de inscrição prévia, pelo e-mail: projectoespacol@gmail.com

O Projecto Espaço L

Valorização do património ferroviário enquanto memória do passado e ponte para o futuro!

O Movimento Cívico para Salvaguarda do Património Ferroviário no Barreiro, a Associação Barreiro Património Memória e Futuro e a Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro estão a desenvolver o projecto espaço L. Este Projecto consiste na reabilitação da antiga Estação Ferroviária do Lavradio, um espaço com história e memória no contexto do vasto e riquíssimo património industrial, existente no concelho do Barreiro.

A antiga Estação do Lavradio encontrava-se encerrada desde a criação da nova estação, foi celebrado um protocolo com a REFER, proprietária do imóvel, que permitiu iniciar a execução deste projecto.

Queremos que este volte a ser um espaço vivo e aberto a todos os que se interessam pela preservação da memória colectiva e que entendam o património como lugar de reencontro da comunidade com a sua história e um motor de desenvolvimento no futuro.

Numa primeira fase o projecto espaço L visa a reabilitação do edifício e instalação das três associações. No futuro pretende-se a partilha do espaço com outras associações de cariz cultural. Esta fase teve início com uma acção de limpeza integrada no Dia B, promovida pela Câmara M. do Barreiro.

A fase seguinte consistirá na programação de actividades de carácter cultural, integradas no âmbito dos objectivos já referenciados.

Inscrições para o almoço, e-mail: projectoespacol@gmail.com até ao dia 19 de Setembro.