free web
stats

Video – Open House 2013 – Linha Vermelha do Metro de Lisboa

openHouse2013_1A estação do Aeroporto, do metro de Lisboa, foi o ponto de partida para uma das abordagens do evento “portas abertas” Lisbon Open House, do dia 6 de outubro. A proposta do programa passou pela visita às estações da linha vermelha abertas ao público em Julho de 2012.

A visita proposta pelo metro  iniciou-se pouco passava das 10 da manhã na estação do Aeroporto, seguiu para a estação da Encarnação e terminou na estação de Moscavide. Ao longo do troço composto pelas três últimas estações a entrar ao serviço, certa de trinta participantes foram introduzidos à história do metro de Lisboa. Tiveram a oportunidade de ir ao encontro da estrutura que suporta o funcionamento de uma estação. E confrontar a rotina do transporte no ponto de ligação entre passageiros e a composição do metro.

Entre detalhes de arquitectura, descoberta de áreas técnicas, e histórias, e respostas a questões colocadas, a passagem pela linha vermelha, a propósito do Lisbon Open House 2013 , chegou ao fim quase três horas depois de se ter iniciado. Guardou-se da visita um sentimento de fazer parte por algumas horas da equipa do metro, e um outro olhar para as próximas viagens na rede. Ficou também a história da visita para contar, e alguns pontos de partida para um outro olhar sobre o Metro de Lisboa.