free web
stats

Corredor Ferroviário 4 com sinal verde para 10 de Novembro

MAPrailfreightCorridorsO Presidente da REFER, Rui Loureiro, referiu ontém, no primeiro dia do Congresso da ADFERSIT, que a entrada em funcionamento do corredor está agendada para 10 de Novembro.

A indicação foi dada pelo responsável da Refer na apresentação sobre o Corredor Ferroviário de Marcadorias 4, na Sessão Paralela de dia 17 dedicada aos  “Sistemas Integrados de Transportes“, e confirmada em entrevista à CARGO. Rui Loureiro referiu ainda que na próxima segunda-feira está agendada uma reunião final com vista à luz verde de 10 de novembro para um trânsito de mercadorias por comboio mais fluído.

Com a entrada do Corredor Ferroviário de Mercadorias n.º 4 (CFM4), o canal ferroviário “dedicado” que cruza Portugal, Espanha e França, procura-se estimular o transporte de mercadorias por comboio, mas pouco ou nada muda ao nível das infraestruturas existentes. Como a sinalização, a alimentação da tracção eléctrica, ou a largura de carris de cada país que se mantem. A mudança proposta é no acesso à rede que forma o corredor 4. Os gestores de infraestruturas dos três países passam a ter a responsabilidade de fornecer em conjunto os canais horários mais agilizados para mercadorias nesse corredor.

O XI Congresso da ADFERSIT de 2013 teve como tema “Os Transportes, a Energia e o Ambiente“. Decorreu entre os dias  17 e 18 de Outubro  no Centro de Congressos do Estoril.