free web
stats

Arábia Saudita com ligação ferroviária norte sul quase concluída

arabiaRail_transport_map_A ligação ferroviária prevista para ligar Riyadh e Haditha na Arábia Saudita está quase concluída. A linha apresenta uma extenção de cerca de 1500 km, e é tida como uma via prioritária em termos de execução na rede ferroviária saudita. O canal norte sul que a linha vai abrir é também visto como uma infraestrutura estruturante para aquele país do Médio Oriente.

Quando a ligação estiver concluída, a linha é apontada para servir um universo aproximado de 2 milhões de passageiros por ano, mas o grande interesse é económico e centrado no movimento de carga. O valor encontra-se no estabelecimento de um canal de escoamento  de minério , e transporte de bauxite e fosfatos  para as instalações de  processamento, para posterior exportação. Com a infraestrutura concluída, a Arábia Saudita prevê tornar-se, para além da produção de petróleo, o maior exportador de bauxita e fosfatos.

A construção da linha foi pensada em 3 secções. Já se enconram construídas as extensões de 750 km do troço  entre Al Haditha e Al Nafude, e  440 km entre Al Beitha e Al Nafude. Em falta, a secção de 576 km de Al Beitha a Ras al Khair, ainda em construção. Para a sinalização e segurança do tráfego, o sistema previsto para equipar a infraestrutura em toda a sua extensão é o European Train Control System (ETCS) .