free web
stats

157 anos de caminho de ferro no Núcleo de Lousado

MNFlousado02Celebramos hoje 157 anos de viagens de comboio em Portugal, para assinalar esta data o Museu Nacional Ferroviário Núcleo de Lousado levou a cabo um conjunto de iniciativas, começaram no dia 20 de outubro. Recebemos várias exposições e mantivemos outras, desenvolvemos atividades diversificadas.

 Os visitantes tiveram a possibilidade de ver três exposições fotográficas, “Retratos ferroviários”, “Estações Esquecidas” e “Ina”. Uma exposição do artista plástico Humberto Santos, 2 concertos: “Pluralidades”, e “Ivo Machado”. Mostra de ferromodelismo na escala H0, a apresentação Nacional da “Locomotiva da serie 4700 CP nesta escala, mostra de lego pela associação Plug In. Nestas ocasiões é aberto ao público o Museu Nacional Ferroviário Núcleo de Nine.

O Balanço que fazemos é muito positivo, o público respondeu de forma muito positiva ás iniciativas apresentadas, com várias centenas de visitantes responderam afirmativamente as nossas propostas.

É justo afirmar que o trabalho desenvolvido tem reconhecimento, e ao mesmo tempo cria pontes para projetos futuros. Sentimos este aniversário como uma força incentivadora para  transmitir de vivências, pela exposição permanente, e uma renovada vontade de estarmos abertos para atividades que se relacionem com a temática deste espaço.

Uma saudação aos visitantes, sem eles o trabalho desenvolvido não têm sentido. Uma saudação aos que colaboraram na apresentação da agenda, a Malta do Porto, a PLUG pela dinâmica que trouxeram a este espaço, sem esquecer as exposições Fotográficas, plásticas, e aos artistas dos concertos um muito obrigado a todos.

Termino com a transmissão de uma frase que escutei nestes dias que textualizo como ouvi “Em Lousado sente-se vida, vive-se o mundo ferroviário

Rui Vilaça