free web
stats

Rede de Transportes com grande investimento na Arábia Saudita

arabiaRail_transport_map_Ao longo dos últimos 12 meses a Arábia Saudita investiu quase 13 mil milhões de euros em estradas e infraestrutura ferroviária. O motivo apontado é a necessidade de existência de infraestrutura para a viragem à exportações de minerais e produtos agriculas, numa perspectiva de diversificação daquele país do Médio Oriente em relação ao petróleo .

A rede rodoviária é quem tem tido mais relevo no desenvolvimento da rede de transportes. Foram contruídos cerca de 3700km de estrada. O caminho de ferro também contribuiu para a rede de transportes com duas linhas, uma dedicada exclusivamente a mercadorias, que liga actualmente o porto de Dammam a Riad. E já a operar na capacidade máxima, uma linha de passageiros que une o aeroporto de Riade e as cidades de Meca e Medina

Em andamento encontra-se a construção da “ponte ferroviária” para mercadorias , via Riyadh,  que vai ligar as cidades costeiras de Dammam e Jeddah. A ligação norte sul da SRO Minerals Railway, e a linha de Alta Velocidade entre Meca e Medina. Para além de outros projetos como as redes de metro e monorail.

O investimento individual  saudita é considerado o maior da Rede Ferroviária GCC, que tem previsto ligar seis países do GCC por via férrea.