free web
stats

Festival de Cinema ferroviário arranca hoje

"by PASS" fotograma

“PASS by” fotograma

A cidade de Paris, em França, recebe até dia 8 de novembro a 20ª Edição do CinéRail, também conhecido por International Festival Trains on Film.

Trata-se de um festival de cinema temático, que procura encaixar diferentes culturas com infraestrutura ferroviária e material circulante, e assim ” reunir amantes do caminho de ferro e da 7ª Arte e transportá-los  em incontáveis km de linhas ferreas e película “.

Para além dos filmes fora de competição, o aperitivo do festival  encontra-se na selecção de curtas metragens a concurso. O CinéRail apresenta  5 prémios em 4 categorias de competição. São elas,  curtas metragens internacionais dividas em ficção e documentário, mais filmes corporativos e filmes publicitários. Além dos premiados de cada categoria, o International Festival Trains on Film atrbui o “Cinérail Grand Prix“. Em qualquer das situações, o jurí é suberano de atribuir prémios especias ou menções honrosas, ou não atribuir nenhum prémio.

A edição de 2013 do festival, segundo dados fornecidos pela organização, apresenta 41 curtas metragens a competição oriundas de 18 países, em representação dos 5 continentes, resultado de 575 curtas submetidas a concurso nas diferentes categorias. Um dos filmes selecionados na edição deste anos é português, tem o título de “PASS By” e encontra-se em competição nas curtas metragens de ficção.

Extra competição o festival vai apresentar para visionamento a versão restaurada de “La Bête Humaine” de Jean Renoir, “Runaway Train” de Andrei Konchalovsky, de Sam Peckinpah “The Wild Bunch”, “Russia through the train window” de Anton Lange & Denis Diakonov. “20 Days without War” de Alexei Guerman. Brief Encounter by David Lean. E The Edge” de Alexei Uchitel.

Site do CineRail