free web
stats

Comboio Presidencial em processo de homologação

comboioPresidencialRicardoBarradas

img: Ricardo Barradas – Comboio Presidencial

Ainda sem data pública definida para ser apresentado oficialmente,  a webrails.tv apurou que o processo de homologação da composição  pelo IMT está em curso, e que o Museu Nacional Ferroviário já está a preparar a viagem inaugural do Comboio Presidencial.

Neste momento  as carruagens que integram a composição presidencial estão em processo de homologação pelo IMT, a quem cabe a responsabilidade de emitir a autorização de circulação para a rede nacional tutelada pela REFER.

Segundo fonte do Museu Nacional Ferroviário (MNF) o processo está em curso. E assegura que para tal foi constituido e entregue um dossier ao IMT, onde ” foram preparados, entre outros, os seguintes documentos: ciclo de manutenção obrigatória e relatórios de desempenho de freios, comportamento dos veículos em marcha e inscrição dos veículos no gabari em vigor na rede nacional. Foram ainda feitos ensaios estáticos e de via acompanhados pelo MNF, técnicos da EMEF, REFER, CP e IMT.”

Ainda segundo a mesma fonte, “após homologação dos veículos, que está em fase de conclusão, as carruagens podem ser utilizadas para constituição de comboios especiais. Estes comboios têm que ser operados por um operador ferroviário.”

Para o aproveitamento da componente lúdica, comercial e funcional do material circulante espólio do Museu, e uma vez que o MNF não é dententor de qualquer certificado como operador ferroviário a ” organização dos passeios por parte do MNF passará sempre pela articulação com um operador ferroviário e a REFER.”, refere o MNF.

Sobre as locomotivas 1805 e 2501,  ainda não estão homologadas, mas fonte do Museu assegurou que o processo está em curso e seguirá o mesmo caminho do  material circulante.

autor: Rui Ribeiro