free web
stats

Corredor Ferroviário 4 com Alemanha em perspetiva para 2016

contentoresEntrou no passado dia 10 de novembro em funcionamento o Corredor Ferroviário de Mercadorias n.º 4 que pretende agilizar a ligação ferroviária de mercadorias entre Portugal, Espanha e França.

A entrada em funcionamento do “Corredor Atlântico” resultou da cooperação entre a REFER e as suas congéneres de Espanha e França, iniciada em setembro de 2012. Para entre outras situações otimizar o “estabelecimento de canais horários pré-reservados para a circulação de comboios internacionais de mercadorias em 2014″.

O “Corredor Atlântico” opera como uma estrutura comercial, com  escritório em Madrid e um sitio na internet www.corridor4.eu . O serviço passa por fornecer um canal horário entre os três países para circulações de mercadorias pontuais, prioritária e diretas. E com a ambição estimular o  aumento de carga no transporte de mercadorias por  ferroviária.

Para 2016 é apontada a extenção do “Corredor Atlântico”  à Alemanha. A União Europeia fixou como data limite  novembro. Segundo a REFER o processo já foi iniciado junto  do gestor de infraestrutura ferroviária alemão, a DB Netz,  com trabalho a ser desenvolvido ” ao nível da garantia de capacidade reservada para comboios internacionais de mercadorias.”