free web
stats

Lisboa inaugura o Comboio Presidencial

omirante2013

Jornal “O Mirante”

Segundo o jornal “O Mirante” na sua publicação em papel o Comboio Presidencial vai deslocar-se no próximo dia 12 de dezembro a Lisboa para ser inaugurado.

A estação de Santa Apolónia foi o local escolhido para mostrar oficialmente o equipamento. Segundo informação recolhida pela webrails.tv junto de uma associação de amigos dos caminhos de ferro   estão a ser distribuidos convites onde é solicitada aconfirmação de presença. No dia da viagem os convidados, munidos do convite, devem apresentar-se  30 min antes da hora da partida. A viagem inicia-se em Lisboa pelas 10 horas, e ruma ao Entroncamento.

Estranho é a descrição por parte do Fundação do Museu Nacional Ferroviário em relação à divulgação alargada de um evento singular como a apresentação do restaurado Comboio Presidencial junto da comunidade de entusiastas portugueses. Não divulgando a inciativa nos suportes online para que muitos se possam interessar pelo equipamento, e ver o comboio em trânsito e estacionado em Lisboa, e assim valorizarem o trabalho desenvolvido pela FMNF e a singular composição.

Recorde-se que a composição especial encontra-se no Entroncamento, ao cuidado do Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF), onde vai poder ser vista e visitada no futuro. De lembrar também que depois de terminado o trabalho  de recuperação e resturo da composição realizado no Porto pela EMEF com supervisão do FMNF, a composição esteve em testes de via para circular na rede nacional.  Segundo responsáveis do FMNF este comboio,  no futuro,  vai estar apto a realizar viagens lúdicas numa componente comercial para turismo ferroviário.