free web
stats

Adjudicação AV no Brasil prevista para o fim de 2014

AV_Rio_Paulo_mapA adjudicação do comboio de alta velocidade brasileiro está prevista para o fim de 2014 ou início de 2015, afirmou ontém o ministro dos Transportes daquele país, César Borges, em teleconferência com a imprensa estrangeira.

Segundo o ministro, citado pela agência Efe, o Governo brasileiro está a preparar uma remodelação do processo de adjudicação para aumentar o interesse das empresas no projecto e poder realizá-lo após as eleições presidenciais de 2014, que ocorrem em Outubro.

Borges disse ainda considerar o chamado “trem-bala” como uma “necessidade para o desenvolvimento do país”. O comboio que ligará as cidades de São Paulo, Campinas (no interior paulista) e Rio de Janeiro será o primeiro de alta velocidade na América Latina.

A adjudicação do comboio foi adiada no último mês de Agosto porque apenas um consórcio de empresas francesas havia demonstrado interesse formal em participar. E consórcios da Alemanha e de Espanha solicitaram um prazo maior para poderem participar.

Além disso, uma das empresas participantes no consórcio francês estava a ser investigada por uma suposta participação numa adjudicação fraudulenta em São Paulo, realçou Borges.

O ministro afirmou também que o comboio terá procura suficiente de mercadorias e passageiros, para financiar as operações.

Segundo o governante, o comboio de alta velocidade vai evitar a necessidade de construir novos aeroportos ou autoestradas para servir aquelas três cidades.

O projecto a construção de um trajecto de 511 quilómetros.