free web
stats

Espanha e França com ligação AV

TGV AvignonA linha de comboio de alta velocidade, que liga Barcelona a Paris, foi inaugurada ontém, domingo, com uma viagem entre a cidade espanhola e Perpiñán, no sul da França, depois de vários meses de atraso.

O trajeto inaugural, com duração de uma hora e 15 minutos, contou com a presença da ministra dos Transportes espanhola, Ana Pastor, do congénere francês, Fréderic Cuvillier, e dos presidentes das empresas ferroviárias dos dois países, Julio García-Pomar (da espanhola Renfe) e Gillaume Pepy (da francesa SNCF).

Antes desta viagem, um comboio de passageiros partiu  de Barcelona com destino a Paris com os 100 primeiros clientes da nova linha operada em conjunto pelos dois países.

A cada dia serão realizadas dois trajetos ida e volta entre Paris e Barcelona, e um entre Barcelona e Lyon, Toulouse e Marselha. Em meados de 2014, os trajetos serão ampliados, entre Barcelona e essas três cidades francesas.

No total, 17 cidades espanholas e francesas serão ligadas pelo novo AVE França-Espanha, explorado comercialmente de forma conjunta pelas companhias ferroviárias dos dois países.

Só o segmento entre Montpellier e Figueras não será de alta velocidade.

“É preciso criar o mercado, levar os comboios, depois ampliaremos. Queremos nos adaptar às variações de temporada”, explicou Jean-Yves Leclercq, director da SNCF para a Europa. A companhia francesa aposta principalmente nos turistas.

O preço do bilhete de ida Paris-Barcelona varia entre 59 e 170 euros e quando as vendas foram abertas dia 28 de Novembro, foram vendidos, em poucas horas, 2 mil bilhetes.

Até agora, foram vendidos 30 mil bilhetes, informa a SNCF, que se recusa a antecipar uma previsão de faturamento, mas estimou que um milhão de passageiros utilizem a linha em 2014.