free web
stats

Investigador dos transportes associa-se a aniversário na Linha do Douro

coa_2No próximo domingo, 22 de dezembro de 2013, a Fundação Côa Parque e a Foz Côa Friends – Associação irão conjuntamente assinalar os 126 da chegada do comboio a Barca D’Alva (9 de dezembro de 1887) e debater caminhos futuros para esta linha de comboio centenária.

Com presença confirmada está o investigador e especialista em economia dos transportes Manuel Tão, “acompanho há muito a questão da Linha do Douro, não apenas numa perspectiva regional, mas igualmente e sobretudo como eixo de ligação directa do Norte de Portugal e do porto de Leixões a Madrid e ao Norte de Espanha”, referiu a propósito da participação na iniciativa e conferência “Importância Económica e Estratégica da Internacionalização da Linha do Douro: cenários possíveis para a sua concretização”.

Da intervenção que vai levar deixou alguns dos tópicos que vai lançar a reflexão e debate “a minha abordagem vai contar, além dos habituais aspectos relativos ao investimento necessário, questões de natureza institucional que até agora não terão tido tanta atenção, sobretudo no que toca ao recurso a fundos Europeus.”

A realizar no Museu do Côa, o evento começará pelas 11h30 com a abertura da sessão a cargo de representantes do Conselho de Administração da Fundação Côa Parque. Às 12h00 será apresentada a exposição fotográfica “Linhas d’Ouro” que contará com a presença dos autores, Filipe Santiago e Zé Paupério.

O almoço terá lugar no restaurante do Museu do Côa por volta das 12h30 (consultar prospecto para efetuar a inscrição para o almoço). Após o almoço, às 14h30, terá lugar a conferência “Importância Económica e Estratégica da Internacionalização da Linha do Douro: cenários possíveis para a sua concretização”.

Cerca da 15h00 terá lugar um debate de ideias moderado pelo Prof. José Ribeiro, membro da Foz Côa Friends Associação.

O Prof. Dr. Manuel Margarido Tão, é investigador da Universidade do Algarve, especialista em economia dos transportes (Ph.D. in Transport Economics, ITS-University of Leeds, 1999) e Mestre em Engenharia dos Transportes e Planeamento (M.Sc. in Transport Engineering and Planning, ITS-University of Leeds, 1993).

Mais detalhes em: http://fozcoafriends.blogspot.pt/ https://www.facebook.com/AssociacaoFozCoaFriends https://www.facebook.com/museudocoa