free web
stats

Linha do Oeste com estabilização de taludes concluída

Linha_do_OesteA REFER deu por concluída empreitada de estabilização de taludes na Linha do Oeste. A intervenção foi entregue à empresa Teixeira Duarte – Engenharia e Construções em maio de 2013.

Os trabalhos ocorreram entre o km 33,480 e o km 33,800, e entre o km 44,500 e o km 44,650. Visaram  corrigir “fenómenos de instabilidade associados ao deslizamento do material superficial dos taludes”.

Segundo dados da REFER a intervenção no talude entre os km 33,480 e 33,800 (Mafra) “foi executada uma parede de contenção/estabilização na crista do talude e reformulação da geometria do mesmo, através da  diminuição da sua inclinação, com inclusão de banquetas estabilizadoras intermédias.”

A outra área intervencionada aconteceu entre os km 44,500 e 44,650 (Sobral de Monte Agraço) “foram executados muros de contenção/estabilização no pé e na crista do talude (constituídos por módulos pré-fabricados  fundados em microestacas) e reformulação da sua geometria, através da diminuição da inclinação, com introdução de banqueta estabilizadora ao longo do talude.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada foi assegurada por meios internos da REFER e REFER Engineering, empresa do Grupo REFER.

A obra, orçada em 947 161,73 euros, foi dada com  concluída no dia 13 de dezembro.