free web
stats

Exposição “O Eléctrico de Sintra”

Depois de no início de 2013 o Arquivo Histórico de Sintra (AM) ter recebido a exposição “LINHA DOS CAMINHOS DE FERRO DE SINTRA”, no passado dia 15 de novembro o caminho de ferro voltou a ser o mote para mais uma visita ao Palácio Valenças, em Sintra.

O Eléctrico de Sintra vai estar em destaque no espaço do AM até 31 de março de 2014 na exposição documental “O Eléctrico de Sintra”. A proposta cultural surge da colaboração entre o Clube de Entusiastas dos Caminhos de ferro ( CEC) e do AM, e visa aproximar o arquivo do sociedade e estimular o interesse pelo equipamento ferroviário.

A exposição termina no dia em que o eléctrico de Sintra assinala 110 anos. Foi a 31 de março de 1904 que o primeiro troço ( 8.900 mts ) do eléctrico Sintra alcançou a localidade de Colares. A construção iniciou-se em 1903.

Na actualidade, o eléctrico é um equipamento ao cuidado da CM de Sintra.  A informação da CM de Sintra indica que  “de Sexta-feira a Domingo, o Eléctrico circula para o público em geral e com carreiras regulares até à praia. De Terça a Quinta mantém-se os alugueres (contactar a Divisão de Turismo tel. 21 923 69 20/1). Às Segundas não há circulação.” 

Exposição contempla também uma componente lúdica e didática para escolas e ATL’s, e aberta a instituições de 3ª idade. Onde com marcação é possível agendar  visitas guiadas.

A exposição “O Eléctrico de Sintra”  pode ser visitada no número 1 da Rua Visconde de Monserrate (AM – Palácio Valenças ), de segunda a sexta das 9h30 às 17h30. A entrada é livre.