free web
stats

Livro ” Funiculares e Teleféricos de Portugal ”

catimFuniculares01 No fim de 2013 a Livraria Leitura  no Porto promoveu o lançamento de ” Funiculares e Teleféricos de Portugal “ pela editora Civilização. A publicação juntou na autoria Alberto Fonseca, António Vasconcelos e Francisco Alba, três engenheiros com formação nas áreas da mecânica e electrotécnica pela Universidade do Porto, ligados ao sector dos transportes, equipamentos funiculares, e normalização.

A edição apresenta, ao longo de cerca de 126 páginas, as diversas instalações por cabo para o transporte de pessoas em território português, existentes no continente e ilhas. Sublinhado as dimensões técnicas, históricas, socias e paisagísticas dos equipamentos. Uma obra que para além da singularidade do tema, poderá representar também um roteiro para uma forma diferente de descobrir Portugal.
catimFuniculares02A publicação contou com o apoio da AIMMAP e do CATIM. O  Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (CATIM) refere a propósito da edição “Esta publicação inédita, ricamente documentada com  registos fotográficos, é fruto de um longo trabalho de anos de pesquisa e tratamento de informação, com a colaboração inestimável das diversas entidades, empresas e pessoas com ligação à concepção, construção e exploração destas instalações.”

De referir, na génese do livro encontra-se uma das Comissões Técnicas de Normalização (CT) do CATIM, a “CT 162 – Transporte de Pessoas por Cabo”, que desenvolve actividade de normalização nos equipamentos  Funiculares e Teleféricos. A homologação destes equipamentos para entrada ao serviço é responsabilidade do IMT.

A webrails.tv recolheu um apontamento junto de António Vasconcelos, um dos 3 autores de ” Funiculares e Teleféricos de Portugal “:

O Livro ” Funiculares e Teleféricos de Portugal “ pode ser encontrado nas livrarias Bulhosa e Bertrand, ou numa pesquisa em livrarias online.

Rui Ribeiro
imagens: CATIM

Arquivo Webrails.tv