free web
stats

História de Los Poblados Ferroviarios en España

Carlos_01A publicação “A História de Los Poblados Ferroviarios en España” é constituída por um conjunto de trabalhos, iniciados em 2002, de inventariação e de estudo das povoação ferroviárias sob a coordenação de Domingo Cuéllar Villar, Miguel Jiménez Vega e Francisco Polo Muriel.

Trata-se de um trabalho exaustivo e pioneiro, que por isso serve de referência aos historiadores da arquitectura e do social. Se o projecto inicial se cingia à arquitectura vemos que o seu desenvolvimento acaba, naturalmente, por abordar as pessoas.

Sendo um património que se inclui na categoria do industrial, possui as especificidades próprias da actividade ferroviária, obedece às linhas definas por cada empresa e ajusta-se, na forma e nos materiais, a cada região. Existe, pois, no todo nacional, uma unidade tipológica que se substancia em variedades regionais e locais que importam ter em conta. Sublinhe-se que estas variedades tanto se devem às exigências físicas e ambientais, como à dimensão e relevância do povoado no contexto da rede ferroviária.

A forte presença de técnicos espanhóis nos primórdios dos nossos caminhos de ferro levou à importação de  modelos visíveis por toda a rede e que, no Entroncamento, são notórios tanto nas construções da empresa nalgumas casas  particulares.

Infelizmente, entre nós, ou já irremediavelmente perdidos ou a caminho. Um livro obrigatório para quem gosta de história e cultura ferroviária.

Deixo-vos com os títulos dos capítulos:
Capítulo I: Los Poblados Ferroviarios En España: Un Análisis Global
Capítulo II: Las Claves Espaciales: Localización E Morfología De Los Poblados Ferroviários.
Capítulo III: El Legado Arquitectónico De Los Poblados Ferroviários En España.
Capítulo IV: El Poblado Ferroviário Como Espacio De Convivencia y Trabajo: Sociedad y Cultura.
Conclusion
Anexo I: Los Polblados Ferroviários en España: Fichas Descriptivas.
Anexo II: El Forrocarril y Los Polblados Ferroviários En El Contexto Actual del Patrimonio Industrial e Cultural.
Bibliografía
Índices

autor: Carlos Barbosa Ferreira