free web
stats

Nova ligação ferroviária entre Portugal e Espanha

img: Nuno Morão

img: Nuno Morão

A KLog, empresa portuguesa que opera no setor da logística e transportes, em parceria com a Transfesa inicia na proxima semana uma ligação ferroviária entre Portugal e a região espanhola da Catalunha. O serviço será de base regular com tração ferroviária da CP carga  em Portugal e da Transfesa Rail em Espanha.

A operação prevista tem regularidade semanal, com dois comboios compostos por caixas móveis até um comprimento máximo de 500m. O canal entre Portugal e Espanha vai ligar os terminais  da Tranfesa em Grannolers (Barcelona) e Constantí (Tarragona) à plataforma da TMIP em Alfarelos. Podendo no futuro ter paragem em Valladolid e ligação a Madrid,  portos de Sevilha e Algeciras, a França e à Alemanha , assegura fonte da publicação T&N.

Em paralelo a KLog está a efetuar o transporte de 25 mil toneladas de material para a construção do TGV em França. O serviço faz parte da parceria com o Grupo Mota Engil e aplica-se à solução de transporte intermodal. Iniciada no ano passado, pressupõe a utilização de navios roll-on roll-off  que transportam camiões carregados de peças de betão pré-fabricado.

A esse propósito José Cardoso, responsável da KLog, explica a operação logística e lança o ano de 2014:

A KLog foi fundada em agosto de 2012, com o objetivo de se tornar uma alternativa de valor acrescentado no setor da logística e transportes, atuando nos diferentes segmentos: terrestre, marítimo, aéreo, multimodal (short sea e rail) e logística contratual. Além da aposta natural no mercado europeu, a empresa tem vindo também a consolidar a presença no Magrebe, garantindo presença global através da parceria com a Geodis Wilson. IKEA, Mota-Engil, Amorim, Tesco ou Continental são alguns dos clientes da KLog. No ano de  2013 a faturação da KLog atingiu cerca de 12 milhões de euros. Para ano 2014 a meta passa por alcançar os 15 milhões de euros de faturação.