free web
stats

A carregar eventos

« Todos os Eventos

Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra – 100 Anos da Primeira Visita de Estado

Julho 7 - Dezembro 31

O Edifício da Alfândega do Porto acolhe até 31 de Dezembro de 2018 a exposição temporária “Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra – 100 Anos da Primeira Visita de Estado”.

Depois de Cascais a cidade invicta tem a oportunidade de percorrer a exposição que assinala os 100 anos passados sobre a primeira viagem presidencial, assinalados em 2017.

A proposta recua no tempo, até Outubro de 1907, onde a propósito do enredo da primeira deslocação oficial, recupera a figura de Bernardino Machado, o Chefe de Estado de então, a afirmação da jovem republica portuguesa, e o esforço de guerra do país no teatro de operações europeu da primeira grande guerra.

. Em Cascais, no Palácio da Cidadela, a webrails.tv passou por  “Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra – 100 Anos da Primeira Visita de Estado” e recolheu um apontamento Elsa Alípio, curadora da exposição. .

O comboio foi o modo de transporte escolhido para o périplo europeu. O modo marítimo não se impôs. Apesar da mobilidade terrestre ser limitada. Na altura as soluções de transporte eram simples e as infraestruturas de comunicação pouco desenvolvidas. A presença de submarinos alemães no Atlântico remeteu a opção para o modo ferroviário.

No entanto a jornada revelou aspectos que ainda hoje marcam o sector. Como a introdução de bogies no material circulante, um avanço para a época, ou o facto da bitola ser irrelevante para consumar a visita de Estado. A partir da fronteira francesa a viagem foi feita num comboio francês.

De sublinhar ainda na exposição a colaboração de dois entusiastas do modo ferroviário. O desenho em vinil a reproduzir a composição histórica que percorre a exposição em quase todo o comprimento é de Eugénio Santos, com assessoria de Fernando Pedreira.

A jornada teve inicio a 8 de Outubro de 1907 na Estação do Rossio e terminou na mesma Estação a 28. Ao longo de 18 dias, o programa levou Bernardino Machado e comitiva a encontro oficiais em Espanha, Rei Afonso XIII, França, presidente Raymond Poincaré, Inglaterra e Bélgica, Rei Jorge V e Alberto I, réis de Inglaterra e Bélgica, respectivamente.

Afirmar a República, instaurada em 1910, no contexto Europeu e dar moral às tropas portuguesas envolvida no conflito, motivaram a viagem de Estado.

A exposição “Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra – 100 Anos da Primeira Visita de Estado” está patente até 31 de Dezembro de 2018 na Alfândega do Porto.

Pode ser visitada de Terça a sexta-feira das 10h – 13h e 14h – 18h, durante a semana e aos sábados, domingos e feriados das 15h – 19h.

Detalhes

Início:
Julho 7
Fim:
Dezembro 31
Tags de evento:

Local

Porto