free web
stats

A carregar eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já ocorreu.

JEP no MNF no Entroncamento

Setembro 22 @ 9:30 am - Setembro 24 @ 6:50 pm

Nos dias 22, 23 e 24 de Setembro o Museu Nacional Ferroviário assinala as Jornadas Europeias do Património 2017 com teatro, exposições, música, cinema, visitas temáticas e actividades para famílias.

A iniciativa, anualmente promovida, iniciativa anualmente promovida pelo Conselho da Europa e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural, realiza-se este ano nos dias 22, 23 e 4 de Setembro sob o tema “Património e Natureza”.

Este tema pretende alertar para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões – mais urbanas ou mais rurais – e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.

Procurando sensibilizar os públicos para os valores da defesa do património ferroviário e da importância deste meio de transporte para um futuro mais sustentável, o MNF pretende afirmar-se não só pela qualidade do seu espólio, mas também pela relevância e carácter distintivo dos seus projectos e actividades, colocando este acervo cada vez mais ao serviço da comunidade.

Neste contexto, os três dias terão entrada gratuita, sendo preenchidos com uma programação diversificada, iniciando no dia 22, sexta-feira, às 18h18com uma produção de teatro da companhia “Fatias de Cá” que levará os participantes a percorrer os espaços do Museu ao ritmo de uma surpreendente adaptação da peça “Sonho de uma Noite de Verão” de William Shakespeare”.

No dia 23, sábado,às10h30 os visitantes poderão descobrir o MNF participando em mais uma edição do peddypaper “Traincatcher”, subir a bordo de alguns veículos especiais às 15h00 na visita orientada “A Bordo”e, às 17h00,participar no Ignite MNFapresentando a sua ideia para um Museu mais amigo do ambiente. O dia termina com um concerto do Jorge Esperança Trio às 17h00.

Já o dia 24, domingo, será marcado pela abertura ao público da exposição participativa “Histórias de Brincar” às 15h00, que promete uma viagem no tempo às memórias de infância relacionadas com o caminho-de-ferro, e pela exibição do filme “A invenção de Hugo”, às 16h00, na Carruagem-Auditório.

Durante os três dias, estarão igualmente em funcionamento os quadriciclose o mini-comboio.

A maioria das actividades é de participação gratuita, sendo necessária apenas inscrição prévia.

Esta programação conta com o apoio da companhia “Fatias de Cá”, da Câmara Municipal do Entroncamento, do Ignite Portugal, do Magos Espumante e da Escola Profissional Gustave Eiffel.

Mais informações e marcação de actividades através do email servicoaocliente@fmnf.pt ou do telefone +351 249 130 382.

FMNF

Detalhes

Início:
Setembro 22 @ 9:30 am
Fim:
Setembro 24 @ 6:50 pm

Local

Entroncamento