free web
stats

A carregar eventos

« Todos os Eventos

Exposição: “A estação de Porto-S. Bento e a obra de Jorge Colaço”

Outubro 28 - Dezembro 3

De 28 de Outubro a 3 de Dezembro, no átrio da estação de S. Bento, vai ser possível visitar a exposição “A estação de Porto-S. Bento e a obra de Jorge Colaço”.

A iniciativa, inserida no programa de celebração dos 150 anos do nascimento do pintor e caricaturista Jorge Colaço, constitui-se pretexto para lançar um breve olhar sobre a cidade do Porto, na transição para o século XX, numa revisitação do processo que viabilizou a construção da Estação de S. Bento, da sua importância para a definição do eixo ferroviário das linhas do Douro e Minho e do seu impacto para a consequente reconfiguração urbana do centro histórico da cidade.

Deste programa comemorativo, conjuntamente organizado pela IP – Infraestruturas de Portugal, CP-Comboios de Portugal, Fundação Marques da Silva, Museu de Cerâmica de Sacavém e pela investigadora Cláudia Emanuel, consta ainda a realização da exposição “Jorge Colaço e a Azulejaria Figurativa do seu Tempo”, em Dezembro 2018, no Museu Nacional do Azulejo, e o lançamento da monografia dedicada à Estação, da autoria do Professor António Cardoso, numa versão revista e ampliada com contributos do Professor Domingos Tavares e da investigadora Cláudia Emanuel, a 26 de Fevereiro de 2019.

Detalhes

Início:
Outubro 28
Fim:
Dezembro 3

Local

Porto