free web
stats

A carregar eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já ocorreu.

Exposição “ Coleção de Serralves na Estação de São Bento”

Maio 29 - Setembro 2

Fruto de uma parceria entre a Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea e a Infraestruturas de Portugal (IP), foi inaugurada na Estação de Porto – São Bento a obra Travelogue, de Pedro Barateiro (Almada, 1979), que estará patente ao público até 2 de setembro no átrio daquela estação.

“Creio que o público vai acolher bem a obra, será uma oportunidade para que as pessoas que passam todos os dias pela estação tenham uma nova relação com o espaço”, disse o artista à IP Património.

“Alguns acharão estranho mas acredito que a maior parte das pessoas vai considerar interessante. E quanto aos turistas penso que poderá ser bom terem o contraste de uma obra de arte contemporânea com a história da estação.”

Trata-se de um vídeo instalação em que Pedro Barateiro apresenta uma narrativa a partir dos filmes de propaganda “Actualidades”, realizados nas antigas colónias de Angola e Moçambique, com imagens que datam de 1958-61.

“Na pesquisa que fiz encontrei muitas imagens de cidades e novos empreendimentos que estavam a ser desenvolvidos nesse países e era importante refletir sobre essa herança e sobre a forma como as pessoas se adaptavam às mudanças”, afirmou o artista.

“As imagens utilizadas correspondem ao momento em que o desenvolvimento de todo o mundo ocidental estava no auge e penso ser importante pensar na forma como as coisas foram feitas naquela altura e o seu reflexo no presente.”

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes, nomeadamente, Ana Pinho e Manuel Cavaleiro Brandão, Presidente e Vice-presidente da Fundação de Serralves, António Laranjo e Carlos Fernandes, Presidente e Vice-presidente da IP, Nuno Neves e José Carlos Osório, Vogais da IP Património e João Ribas, Diretor do Museu de Serralves.

A parceria entre as duas entidades deverá levar outras obras daquela Fundação a serem expostas em diversas estações ferroviárias.

IP

Detalhes

Início:
Maio 29
Fim:
Setembro 2

Local

Porto