free web
stats

Home » Archives by category » Opinião » Daniel Conde

Cavaleiros Apeados

\ \

Cavaleiros Apeados

Reabrir troços desta natureza pode oscilar entre os 400 e os 500 mil euros por km – ou seja, a cada 3 ou 4 km destas ecopistas, gasta-se o equivalente a reabrir 1 km de via férrea!

Os Escravos do Vale do Tua

\ \ \

Os Escravos do Vale do Tua

Conteúdo exclusivo para assinantes. Para saber as condições de Assinatura

Economia a pedais

\ \ \ \

Economia a pedais

Vila Real diz Não à Ferrovia, em Ano Europeu do Transporte Ferroviário, ou a transformação discreta do canal da Linha do Corgo em Vila Real em mais uma ecopista.

Três Ovelhas Negras

Três Ovelhas Negras

O Governo elaborou um Plano Ferroviário na proposta de Orçamento de Estado para 2021, com um objectivo ambicioso: ligar todas as capitais de distrito. Um objectivo não só lúcido, como exequível, e justo. Três capitais de distrito não têm serviço ferroviário: Viseu – perdeu as Linhas do Vouga e do Dão em 1990; Bragança – […]

Às Margens da Lógica

\ \

Às Margens da Lógica

A autarquia de Vila Real prepara-se para construir na cidade uma nova ponte sobre o rio Corgo, destinada a trânsito pedonal, num investimento de sete milhões de euros. A capital honorária de Trás-os-Montes é atravessada de Norte para Sul pelo pequeno mas intempestivo rio Corgo. A transpô-lo, a urbe conta com cinco travessias rodoviárias, e […]

Porque deve o Corgo esperar pelo Douro?

\ \

Porque deve o Corgo esperar pelo Douro?

Reabrir a Linha do Corgo custará à volta de 11 Milhões de euros – 1,6 Milhões de euros apenas, com um possível financiamento comunitário a fundo perdido.

Democracia de Província

Democracia de Província

Por fim são as próprias autarquias da região que por inércia castram qualquer iniciativa de discussão sobre a reabertura das Vias Estreitas.

Linha do Tua à Deriva

\ \

Linha do Tua à Deriva

A Linha do Tua, ao invés de infra-estrutura dinamizadora de investimentos e bem-estar, tem sido tratada como verbo de encher, saco de pancada, piada seca e de circunstância.

Servidão para cá do Marão

\

Servidão para cá do Marão

É prática negativa o generalizar, meter todos os políticos e políticas num mesmo saco de execrabilidade e estultícia. Mas como trasmontano não posso ficar indiferente a duas polémicas que estão a varrer a minha Região: a “descentralização” aos bochechos lançada às autarquias, e o PNI2030 a virar costas ao nosso território. Uma coisa é atribuir […]

Metro Stultus do Mondego

\ \

Metro Stultus do Mondego

Numa estimativa rápida, repor a via-férrea no Ramal da Lousã custaria cerca de 12 Milhões de euros: só a preparação deste troço para o Metro Bus custa 25 Milhões, o dobro.

Linha do Tua – Elogio da Loucura

\

Linha do Tua – Elogio da Loucura

Foi realizada em Dezembro uma conferência de imprensa, na estação de Mirandela, na qual algumas das entidades responsáveis pelo Plano de Mobilidade do Vale do Tua quiseram dar a conhecer o ponto de situação da sua execução, que se arrasta há vários anos. Contudo, pouco foi acrescentado de novo, e desse só péssimas notícias. Quis […]

Comboio em Vila Real – Utopia ou Oportunidade?

\

Comboio em Vila Real – Utopia ou Oportunidade?

Se tal investimento fosse contemplado com verbas comunitárias a 85% a fundo perdido, restaria investir 1,6 milhões de euros por uma ou mais entidades. Se fossem repartidos pelas três autarquias deste troço, cada uma teria de investir cerca de meio milhão de euros; se o consórcio se alargasse à Comunidade Intermunicipal do Douro, 400 mil euros; se o núcleo empresarial da região se juntasse também ao investimento, 320 mil euros; com a CCDR-N, 260 mil euros; se o Estado desse o seu contributo, 230 mil euros.

Page 1 of 212