free web
stats

Comboio Presidencial em Évora e Faro

img : Jorge Lopes

img : Jorge Lopes

(27.06.2014) Entre os dias 30 de Junho e 2 de Julho, o Comboio Presidencial vai deslocar-se a sul, numa jornada de mais de 100o km. Na calha duas viagens para assinalar efemérides ferroviárias, valorizar o turismo ferroviário, promover o Comboio Presidencial  no trabalho de restauro, como produto comercial, e estimular o interesse pela cultura ferroviária.

As viagens Passeios Presidencias acontecem com o apoio das Câmaras Municipais de Évora, Faro, Vila Real de Santo António, e Grândola, parceiras da FMNF nesta saída do Comboio. A jornada de Évora, dia 30 de Junho, tem partida da estação do Oriente  e ruma à cidade Évora. Como mote destacar os 150 anos da chegada do comboios àquela cidade alentejana. Mais a sul, Faro e Vila Real de Santo António seguem-se no dia 1. Onde o comboio irá destacar, com serviço comercial entre Vila Real de Santo António e Faro, os 125 anos da chegada do comboio a Faro que se assinalam nesse mesmo dia.

Entrentanto, no dia 30 de Junho em Évora, e em Faro no dia 1 de Julho, o Comboio Presidencial via estar disponível para ser visitado pelo público  entre as 15h e as 17h. Em Faro, a FMNF assegura mais uma hora de exposição se a afluência assim o justificar. E Grândola no dia 2 de Julho, entre as 14 e as 16h.

Para além da viagem em comboio com história, as duas saídas compreendem ainda animação com actuações teatrais, visitas a museus e outros elementos de interesse local. Um programa desenhado entre  FMNF e as autarquias ao encontro de pontos fortes da região, e que conta com apoio dos fundadores da FMNF, REFER e CP. No caso de Évora, o comboio tem previsto colaborar na promoção do “Cante” alentejano a Património da Humanidade.

(08.06.2014) Para celebrar os 125 anos da chegada do comboio a Faro, o Comboio Presidencial vai deslocar-se no próximo dia 1 de Julho ao Algarve. A passagem do comboio especial pela capital do Algarve será uma das iniciativas previstas para celebrar a data.

A Fundação Museu Nacional Ferroviário associa-se assim à CM de Faro e contribui nas comemorações da efeméride da chegada dos Caminhos de Ferro à região em 1889. Para além da viagem, o comboio vai estar disponível para ser visitado durante três horas na estação, e a CM de Faro tem, também, planeada uma exposição dentro da temática ferroviária.

.

Museus na RUA – 125 anos da chegada do comboio a Faro – Marco Lopes by Rua Fm on Mixcloud

.