free web
stats

Comboio Presidencial celebra 125 anos da Linha de Cascais

DSC_8058

img: José Encarnação

De acordo com nota da CP Comboios de Portugal o Comboio Presidencial vai, no próximo dia 30 de setembro, percorrer os 25 quilómetros que unem Cascais ao Cais de Sodré, numa viagem serve para assinalar os 125 anos da Linha de Cascais e também os 650 anos da elevação de Cascais a vila.

A oportunidade da saída do comboio especial acontece através da associação entre a Câmara Municipal de Cascais e a CP-Comboios de Portugal, para “celebrar desta forma a chegada do comboio ao município, a 30 de setembro de 1889, ao tempo apenas no troço entre Pedrouços e o centro da vila de Cascais e operado pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses.”, refere o comunicado.

A viagem vai  assinalar as duas  efemérides, e “convida a reviver o ambiente glamoroso do transporte ferroviário do início do século XX, numa composição de época recentemente recuperada pela Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) para a Fundação do Museu Nacional Ferroviário. O comboio poderá também ser visitado pelo público nas duas estações principais da Linha durante o dia de terça-feira.”, informa ainda a nota de imprensa.

Breve nota sobre o programa da comemoração 0s 125 anos da Linha de Cascais.

.

Cerca de uma centena de convidados partirão no Comboio Presidencial às 12H00, na estação de Cascais, e terão chegada ao Cais do Sodré pelas 12H53, após uma curta paragem em Oeiras, pelas 12H25, onde haverá lugar a uma degustação de Vinho de Carcavelos.

A composição poderá ser visitada pelo público entre as 09H00 e as 10H30, na Estação de Cascais, e entre as 14H00 e as 20H00 na Estação de Cais de Sodré. O acesso será organizado em grupos e limitado à capacidade do Comboio.

 

Programa 30 de setembro

09h00-10h30 | Cascais – Exposição Comboio Presidencial (Visitas Guiadas – Fundação Nacional do Museu Ferroviário);

11h30 | Cascais – Receção dos convidados na plataforma da estação com animação pelo Teatro Experimental de Cascais e pelo Coro Ferroviário;

12h14 | Cascais – Partida do comboio com destino ao Cais do Sodré da Linha 3;

12h25-12h35 | Oeiras – Aperitivo a bordo pela Confraria do Vinho de Carcavelos;

12h53 | Chegada ao Cais do Sodré e animação pelo Coro Ferroviário;

14h00-20h00 | Cais do Sodré: Exposição Comboio Presidencial (Visitas Guiadas – FNMF).

 

.

Os 125 Anos da Linha de Cascais

O primeiro troço da linha, entre Pedrouços e Cascais, foi aberto ao serviço em 30 de setembro de 1889, pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, com o nome de “Ramal de Cascais”. A linha chegou até Alcântara-Mar em 6 de dezembro do ano seguinte, tendo nessa altura sido alterado o nome para Linha de Cascais. Ao Cais do Sodré, atual estação inicial/terminal da Linha, o comboio chegou em 4 de setembro de 1895. Foi a primeira ferrovia pesada a ser eletrificada em Portugal, corria o ano de 1926, e a última a ser integrada na CP, em 1976. É uma importantíssima via de comunicação, tendo desempenhado um papel de destaque no desenvolvimento da orla costeira até Cascais.