free web
stats

Macau LRT deverá ligar-se à rede ferroviária chinesa

macaulrtO metro ligeiro de superfície de Macau, em construção, deverá futuramente ligar-se à rede de caminhos-de-ferro da província de Guangdong através de uma estação a ser construída na ilha de Hengqin, declarou recentemente o secretário para os Transportes e Obras Públicas de Macau.

Lau Si To disse igualmente que o posto fronteiriço Flor de Lótus, no Cotai, zona de aterros entre as ilhas de Coloane e Taipa, vai ser remodelado a fim de acomodar uma estação de metro, sendo que a partir deste posto vai ser construído um túnel que levará o metro até ao posto fronteiriço existente na ilha de Hengqin.

Com esta ligação, será possível de futuro apanhar o metro em Macau, seguir para a ilha de Hengqin e aí apanhar outro metro, a ser construído e que fará ligação com o caminho-de-ferro inter-cidades Zhuhai-Cantão, cidade onde se tem acesso à extensa rede de caminhos-de-ferro da China.

À margem de uma reunião da Comissão Permanente da Assembleia Legislativa, o secretário para as Obras Públicas e Transportes disse ter estar já acordada com Zhuhai a questão da junção dos itinerários.

Lau Si To acrescentou que a extensão do metro ligeiro a Hengqin já se encontra em fase de concepção do projecto pelo que, de futuro, os dois territórios terão mais um meio de transporte.