free web
stats

APOM premeia restauro do Comboio Presidencial

img: Jorge Lopes

img: Jorge Lopes

A recuperação do Comboio Presidencial do  Museu Nacional Ferroviário (MNF) venceu o prémio ” Intervenção e Restauro “, atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia. O reconhecimento, obtido ex aequo com o Museu da Marinha, premiou o projecto de conservação e restauro do comboio que recuperou a composição como objecto de Museu, com possibilidade de valorização comercial.

A cerimónia que destacou a composição realizou-se  no passado dia 12 de Dezembro de 2014 no Museu da Farmácia. ” Exactamente um ano depois da inauguração do Comboio Presidencial (12/12/2013), o projecto de conservação e restauro deste comboio recebe Prémio APOM – Associação Portuguesa de Museologia “, assinalou nota do MNF a propósito do reconhecimento.

Os  prémios instituídos pela APOM pretendem distinguir anualmente o Melhor Museu Português, a Melhor Exposição, a Melhor Intervenção de Conservação e Restauro, entre outras categorias.

“O objetivo destes prémios é o de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos Museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia”.

O Comboio Presidencial Português foi vencedor do Prémio na Categoria” Intervenção e Restauro” ex aequo com o Museu da Marinha, para a nova Sala de Reservas deste museu.

Os seis veículos que formam o Comboio Presidencial foram restaurados nas oficinas da EMEF, em Contumil, Porto. A recuperação  da composição foi possível devido ao financiamento do QREN, Programa MaisCentro e Turismo de Portugal.