free web
stats

… em Março de 1949: Boletim da C.P.

Photo0046Em Março de 1949 o Boletim da C.P., no seu número 237, assinalava em destaque de capa a viagem do Chefe de Estado Óscar Carmona ao Porto. A imagem registava o presidente à janela, na estação de Entre-Campos, em mais uma jornada presidencial em comboio especial.

O boletim na nota de abertura referia então uma viagem sem sobressaltos: ” O Chefe de Estado, Sr. Marechal Óscar Carmona, realizou em 5 de Fevereiro uma viagem ao Porto, na qual utilizou o comboio espacial composto por quatro salões. ”   Já no regresso, a primeira figura do Estado é recebida no Rossio, com a composição a ser encabeçada por uma locomotiva ALCO : ” Na chegada à estação do Rossio, a composição foi muito admirada pelos milhares de pessoas  que ocupavam as plataformas, sendo muito elogiada a Diesel-Eléctrica que rebocava o comboio, material moderníssimo que a assistência ainda não conhecia. “

Photo0047Mas o grande destaque da edição seguiu para os Caminhos de Ferro ingleses no esforço de guerra, dedicando a publicação um grande número de páginas ao resumo do livro “It can be now be revealed” sobre o papel dos ferroviários  nos preparativos para a II Guerra Mundial. ”  Sob o título – o que pode desde já revelar-se – publicaram as Companhias de Caminhos de Ferro Ingleses e a London Transport um pequeno volume contando o que foi a grande e dura tarefa dos Caminhos de Ferro, “ mas na impossibilidade de ser publicado na integra, o Eng. Tristão Ferreira de Almeida, propunha-se resumir a ” alguns factos e indicar alguns números dos mais interessantes ou expressivos que dele constam. “

Photo0050Números que desde 1932, a pedido do Ministério da Guerra, chegaram a mobilizar em certos períodos 20 mil ferroviários, em 35 oficinas de Caminhos de ferro, produzindo armamento desde carros de combate a submarinos e canhões.

O Boletim da C.P. puxa ainda para sumário temas como o fardamento das guardas de passagem de nível, onde informa que dentro em breve estas vão receber um novo fardamento. E na coluna “Publicações” avisa os leitores que as revistas recebidas, com origem nos quatro cantos do mundo, podiam ser consultadas: ” Porque muitas destas publicações podem ter interessantes para os nossos leitores, o Boletim da C.P. facilita a sua leitura aos agentes que se lhe dirigirem nesse sentido. “

Uma excursão de ferroviários a França, o resultado do “Concurso de Fotografias”, “Lá fora …” , Pessoal, entre os temas, fecharam a edição de Março de 1949.

Boletins da C.P. disponíveis podem ser encontrados AQUI