free web
stats

Economia e bitola europeia em seminário

vilarFormosoInserido no ciclo de seminários dedicados à engenharia civil e ambiente pelo Instituto Superior Técnico, o professor Mário Lopes, presidente da ADFERSIT (Associação para o Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Transportes) enquadra no dia 21 de Outubro, o transporte ferroviário de mercadorias como factor essencial para o desenvolvimento e competitividade de Portugal.

O autor de  “O Imperativo da Bitola Europeia”  , adianta nota do IST sobre o seminário O Transporte ferroviário e competitividade da economia. O imperativo da bitola europeia: ” vem apresentar os projectos futuros de integração na restante rede europeia, de forma a servir a a competitividade da economia portuguesa no médio e longo prazo, considerando a sua inserção internacional, os constrangimentos ambientais e energéticos e a intermodalidade (ligação entre meios de transporte). Para este efeito discutir-se-ão de forma simples e acessível quais deveriam ser as suas principais características em termos de traçados, velocidades e transição para a bitola europeia, que não é um pormenor técnico mas uma questão fulcral, e a opção entre renovação de linhas existentes ou construção de linhas novas. “

A sessão tem lugar no Anfiteatro Abreu Faro do Instituto Superior Técnico no próximo dia 21 de Outubro, às 15h00. Mais informações AQUI