free web
stats

Comboios e ferrovia na BTL

img: REFER

img: REFER

Tem inicio esta quarta-feira mais um edição da Feira Internacional de Turismo BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), o evento decorre nos pavilhões da FIL, Parque das Nações, entre  dois e seis de Março. Os 3 primeiros dias do evento são dedicados a profissionais, nos 2 dias seguintes a BTL abre as suas portas ao público em geral.

Aproveitando o tópico turismo, e o facto Portugal se ter vindo a tornar uma rota dentro do tema, partimos à descoberta dos comboios e ferrovia. Encontramos na agenda o Museu Nacional Ferroviário (MNF), a entrada em cena acontece integrada na Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, “vai estar presente no Stand da Entidade Regional de Turismo do Centro, no Pavilhão 1″. O destaque da entidade regional, que vê no equipamento um activo estratégico no dinamismo da região, será dado na apresentação do Museu Nacional Ferroviário prevista para sábado. Nesse dia, entre as 17h15 – 17h30, a instituição dar-se-à a conhecer em  “Museu Nacional Ferroviário: Um Museu para Todos”.

A CP Comboios de Portugal este ano não  participa fisicamente. “No que respeita a uma presença física no recinto da feira, efectivamente este ano, a CP não vai ter qualquer estrutura no recinto”, adiantou o Gabinete de Comunicação e Imagem.

No entanto a empresa não deixa de marca presença na Feira: “a CP apoia a divulgação da feira, através de meios estáticos e online e em simultâneo promove as deslocações de comboio, com soluções económicas de transporte, combinadas com o ingresso na feira: os visitantes que se desloquem nos comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Lusitânia Comboio Hotel e Sud Expresso, dispõem de benefícios, como reduções na compra dos títulos de transporte e no preço do bilhete de ingresso da feira”. O operador é desde 2007 parceiro da Associação Industrial Portuguesa na mobilidade para os certames que a entidade organiza. A parceria torna o prestador de serviços ferroviários em  “Transportador Oficial” da BTL 2016.

Mas mesmo não participando fisicamente a CP compreende um portefólio considerável de produtos para o sector do turismo que se exprimem em ofertas passeios ou combinações bilheticas de viagem. Podemos destacar as Rotas Turísticas que realiza ao longo do ano. Como a rota das “Amendoeiras Floridas”, da “Lampreia”, das “Vindimas”, “Aldeias Históricas”, “Rodão”, “Tomar”, “Avieiros do Tejo”. E produtos vintage como o Comboio Histórico do Douro. Ou em soluções de bilhetica, como o Bilhete Turístico, o Bilhete Família & Amigos, o Train&Bus, o TrainSharing, o Intra_Rail, Interrail , e o bilhete combinado com visita ao Museu Nacional Ferroviário, e outros que podem ser descobertos no sitio web do operador.

Outro momento que pode ter interesse será a entrega de prémios, no dia 3, entre as 14H00 e as16H00 do  “Tourism Train Experience” no Auditório Keyfortravel. “Estudantes e docentes da área do Turismo e da Hospitalidade arrancam com o projecto Tourism Train Experiences com o objectivo de reinventar o turismo ferroviário e a região da Beira Baixa através de projectos de empreendedorismo e inovação”, destacava a Universidade Europeia em Novembro de 2015, entidade dinamizadora do cluster de ideias de turismo ferroviário. O projecto já contou com o apoio da CP na realização de um comboio especial. A viagem aconteceu em Dezembro de 2015 entre Lisboa e a Beira Baixa. Agora, no dia 3, é tempo de escolher 3 ideias entre os 7 projectos finalistas.

Também questionamos a IP sobre uma eventual presença. O gestor tem procurado valorizar imóveis da infraestrutura ferroviária, existindo exemplos na área das dormidas em estações  como o Cais do Sodré ou o Rossio, através de hostels, associados ao turismo. Também se houve falar da transformação de Santa Apolónia num hotel para turistas que começam ou terminam cruzeiros. Ou a concessão do antigo edifico da Fergráfica, onde houve um vencedor para uso privado e que deverá ser subconcessionado à entidade no decorrer do primeiro trimestre. Entretanto se vai passar pela BTL até ao momento não chegou qualquer resposta.