free web
stats

Vapor Vivo passou por Corroios

Realizou-se este sábado um encontro de modelismo tripulado no Parque da Marialva em Corroios. O encontro juntou a Associação de Portuguesa de Amigos dos Caminhos de Ferro (APAC) e o Sr. Sebastião, construtor de máquinas a vapor.

O movimento e a animação do modelismo tripulado decorrem na parte da tarde do dia de sábado. Já o sol e a sombra oferecida pelas árvores do parque onde a pista se encontra construída, emprestaram conforto ao programa no ambiente de verão que se fez sentir.

video encontra-se disponível para subscritores.

Ao traçado em “L” existente no jardim, o dia de vapor vivo juntou uma recta montada de propósito pela APAC. Foi em cima dessas linhas que tudo começou. Primeiro no processo de preparação das máquinas para as viagens. Abastecer o depósito de água, acender e alimentar a fornalha para gerar vapor água, e obter pressão. Depois seguiram-se as marchas pendulares com os mais pequenos.

Em grupos de três ou quatro crianças, acompanhados de perto pelos pais que seguiam a marcha, os mais novos experimentaram o troço em “L” gerido pelo Sr. Sebatião. O interesse estendeu-se também aos momentos entre viagens, de colocar carvão ou ver o nível de água na locomotiva.

Animaram a tarde de modelismo tripulado as duas locomotivas a vapor construídas pelo Sr. Sebastião. O evento contou também com o tractor eléctrico de um associado APAC. condução das máquinas esteve a cargo da equipa de maquinistas da APAC e do Sr. Sebastião.