free web
stats

Porto acolhe encontro internacional de ferroviários

dnsaobento_03

img: Daniel Nogueira

A região do Porto acolheu nos dias 20 e 21 de Outubro o encontro anual da Association of European Heads of Equipment and Prodution. A reunião de vários pares europeus de manutenção e operação foi organizada em Portugal pela NomadTech com o apoio da EMEF.

O programa contemplou uma componente técnica, virada para apresentações e demonstrações associadas à ferrovia nacional, e outra lúdica com visita à estação de São Bento e passeio ferroviário até ao Pinhão.

Na parte técnica o encontro destacou, junto dos participantes, projectos portugueses dentro da área.  A NomadTech apresentou o que tem feito no ramo da eficiência energética, e que está a correr nas automotoras 3400 EMU, com base na condução das unidades. E a solução de baixo custo instalada na unidades 2401 que permitiu substituir os módulos de potência por conversores de tracção.  O trabalho desenvolvido na recuperação do comboio Presidencial e conversão da locomotiva a vapor 0186 para consumir diesel, foi apresentado por um colaborador da EMEF. O sistema de manutenção remota dos comboios Alfa Pendular, bem como a intervenção de meia vida em curso, também estiveram em evidência nas apresentações.

A logística do encontro, na demonstração do projecto associado ao sistemas de tracção, levou até Contumil a automotora CP 2401, um série produzida pela Siemens. A composição utilizada na região de Lisboa em serviços suburbanos, seguiu até ao porto rebocada pela UTE 2290. A proposta NomadTech, dentro da tecnologia, apresenta-se como uma opção competitiva face ao à compra da mesma solução ao fabricante em intervenções de meia vida.

Na parte de laser a proposta da organização passou pela apresentação da estação de São Bento. O edifico celebrou, no passado dia 5 de Outubro, 100 anos. A viagem ferroviária até ao Pinhão acabou por ficar pela estação Régua, pretendeu dar a conhecer a história da linha e a região.

O encontro anual reuniu no Porto representantes do sector de manutenção e operação ferroviária da Holanda, Alemanha, Itália, França, Hungria, Áustria e Polónia.