free web
stats

Novas intervenções de beneficiação e segurança concluídas na linha do Algarve

A Infraestruturas de Portugal concluiu intervenções de reabilitação nas estações de Porta Nova, Luz, Bom João, Almancil e Poço Barreto, na Linha do Algarve. As obras visaram proporcionar mais conforto e segurança para os utilizadores.

De acordo com o gestor procedeu-se a: “Intervenções de beneficiação das condições de conforto, mobilidade e segurança para os utilizadores destas estações, que envolveram a remoção de graffiti, a pintura de edifícios de passageiros e abrigos, a reparação dos muros, paredes e gradeamentos, a colocação de suportes para parqueamento de bicicletas, a beneficiação de mobiliário urbano e a renovação de sinalética orientadora bilingue para os passageiros”.

No Apeadeiro de Luz foi ainda reabilitada a estrutura da marquise “alpendre sustentado por estrutura metálica, que resguarda as plataformas de pequenas estações ferroviárias”, segundo o Dicionário de Arquitectura, explica a IP. A acção de preservação centrada num elemento patrimonial singular e identitário de muitas estações.

As obras desenvolveram melhoramentos ao nível da segurança, nomeadamente, no pavimento das plataformas e atravessamentos, a pintura de faixa de segurança, colocação de vedação e de sinalética delimitando zonas de acesso restrito.

Estas intervenções inserem-se no plano de investimentos da IP de conservação e manutenção da Linha do Algarve.